Crescendo na fé

Bíblia em um ano: 1 Reis 3-5; Lucas 20:1-26;

E é necessário que ela cresça, pois quando […] desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte. v.4

Escritura de hoje: Tiago 1:2-4

Ao aprender sobre jardinagem, eu acordava cedo e corria à horta para ver se algo havia surgido no solo. Depois busquei na internet sobre o “crescimento rápido” e aprendi que a fase de mudas é a mais importante da vida útil da planta. Descobri que não podia apressar o processo e passei a apreciar a força dos brotinhos lutando pelo solo, sol e resiliência. Esperei pacientemente e finalmente vi as erupções de brotos verdes rastejando pelo solo.

É fácil elogiar as vitórias e os triunfos sem reconhecer que o crescimento em nosso caráter muitas vezes vem, da mesma forma, através do tempo e da luta. Tiago nos instrui a considerar “motivo de grande alegria” sempre que passarmos “por qualquer tipo de provação” (Tiago 1:2). Mas o que poderia ser motivo de alegria sobre as provações?

Deus às vezes nos permitirá passar por desafios e dificuldades para que sejamos moldados em quem Ele nos chamou para ser. Ele espera na expectativa que saiamos das provações da vida “maduros e completos, sem que nada [nos] falte” (v.4). Mantendo--nos fundamentados em Jesus, podemos perseverar através de qualquer desafio, ficando mais fortes e, finalmente, permitindo que o fruto do Espírito floresça em nossa vida (Gálatas 5:22-23). Sua sabedoria nos dá o alimento de que precisamos para realmente florescer todos os dias (João 15:5).

Por:  Kimya Loder

Refletir & Orar

Quais provações você enfrenta? Que lições essas circunstâncias lhe revelam?
Pai, dá-me forças para perseverar, crescer na fé e desenvolver-me na pessoa que Tu me chamaste para ser.